Como um podcast ajuda a criar uma ciclovia em Natal/RN

Com quase 180 convidados, o podcast Gregario Cycling completa 1 ano com histórias ricas, divertidas e descobertas surpreendentes

São Paulo, 11 de maio de 2021 – “Tem que valer a pena o tempo do ouvinte,” dispara Leandro Bittar, para início de conversa. A Gregario Cycling Media, empresa especializada em podcasts de ciclismo, é formada por um pelotão de alta performance que tem em comum essa atitude gregária de ajudar uns aos outros com o propósito de informar, entreter e ser relevante para quem curte a bicicleta e seus múltiplos significados.

“O protagonista aqui é o ouvinte, no máximo, o entrevistado que compõe o programa. Nossa principal missão é ser relevante. É oferecer às pessoas algo interessante de ouvir e conteúdos que transformam, enquanto eventualmente essa pessoa está nas situações das mais corriqueiras do dia a dia, desde fazendo algo na sua casa ou dentro do carro,” comenta o gregário e jornalista Leandro Bittar, que está a frente dos canais Gregarios Podcast e Gregario Radio, ao lado de Nicolas Sessler, Alvaro Pacheco, apresentado pelas lindas artes de Hudson Malta.

“Nosso objetivo é contar histórias muito mais do que simplesmente fazer entrevistas,” define Alvaro Pacheco, Fundador da Gregario Cycling Media e empreendedor, com mais de 40 anos de experiência no setor de indústria de serviços, como produção e distribuição de conteúdo, telecomunicações, tecnologia e publicidade, entre outros. 

Neste processo de encontrar a forma e a linha editorial adequada, a consistência de pautas e o recorte do que vai para o ar, a Gregario Cycling Media vem revelando histórias surpreendentes. “A pluralidade é uma missão. É um exercício em constante aperfeiçoamento sempre em busca de contar histórias, as mensagens não são regionais, são mais abrangentes que servem como referências para qualquer pessoa. Hoje nós somos ouvidos por 35 países, o que mostra a grandeza do alcance dos programas”, acrescenta Leandro

Cases de sucesso

Gregario Cycling Media está no caminho certo e a prova disso são os resultados já obtidos nesta jornada, em que até o aniversário de 1 ano da Gregario Cycling, no dia 29 de maio de 2021, terá reunido um total de 180 entrevistados, distribuídos em 53 programas, com três convidados por semana, além das participações ilustres no mais novo canal, o MTB Pass que foi lançado no dia internacional da mulher – 8 de março – em parceria com Viviane Favery.

Ouça seu coração



“As histórias estão aí, às vezes, descobrimos histórias de pessoas que a gente não esperava e que descrevem experiências com uma riqueza de detalhes muito surpreendente. Um exemplo, é o programa ‘Ouça seu coração’ em que conversamos com duas pessoas que tiveram problemas cardíacos e a forma com que eles contaram as experiências e, principalmente, como expressaram o amor delas pela bicicleta, me chamou muita atenção e foi um programa que me deu muito orgulho. Para quem escutar, o programa passou uma mensagem também de ‘vá ao médico’ e que ‘nem toda dor é passageira,” fala Leandro. “Tivemos a grata combinação de duas pessoas que foram muito generosas em dividir suas histórias conosco, uma maturidade da equipe na condução da gravação e uma extrema sensibilidade na edição, porque são dois programas que poderiam ter ficado piegas e apelativos, mas ficaram muito respeitosos e elegantes,” complementa Alvaro.   

Sol e Vento



Outra história de sucesso é o poder de conexão do Podcast Gregario Cycling, que começou a partir de uma interação recebida nas redes sociais, potencializando novas experiências e oportunidades comerciais com o programa Sol e Vento



“Nosso DNA é conversar e ser abertos a críticas e sugestões. Nesse caso, publicamos o programa sobre a Ciclovia Rio Pinheiros e recebemos a crítica de que o programa era ‘paulista’ demais. Perguntamos onde a pessoa morava e descobrimos que era em Natal (RN). Nessa conversa, o ouvinte virou amigo e saiu o programa Sol e Vento. Ele – Marcelo Vicioli – que é o Diretor da Rede Globo, comentou sobre a ciclovia do Rio Pinheiros com o Prefeito Álvaro Dias, que entrou em contato com a Farah Service, que administra a ciclovia em São Paulo, para entender como fazer um projeto naquele padrão na capital do Rio Grande do Norte. É uma satisfação saber como a mídia de ‘nicho’ que nós somos, mas que com o cuidado e a consistência, temos gerado um impacto positivo maior do que imaginávamos,” descreve Alvaro Pacheco.

Best Buddies 



Gregario Cycling Media também está preocupada com o bem social. Em parceria com a Best Buddies Brasil – uma organização sem fins lucrativos que cria oportunidades para pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento – a Gregario mobilizou uma campanha para evidenciar o Dia Mundial da Síndrome de Down (21 de março). “Lançamos uma campanha nas nossas mídias sociais para arrecadar fundos para a entidade e em apenas 26 horas conseguimos 10 mil reais em doações,” explica Luca GlaserDiretora Comercial da Gregario Cycling Media.
 

Bike com Futuro



Neste programa, a Gregario Cycling reuniu três executivos estratégicos do desenvolvimento do segmento no país, com: Cyro Gazola, Vice Presidente da Abraciclo; Daniel Guth, Diretor Executivo da Aliança Bike; e Paulo Souza executivo do Santander e conselheiro da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), discutindo o papel de cada entidade do setor para que a Bike tenha Futuro no Brasil.

Programas relevantes e projetos renomados 

Vale destacar ainda as seguintes ações:

Giro Vecchio: Para o evento ‘Giro Vecchio’, um encontro com 70 participantes, criamos a peça promocional do evento e geramos um programa especial sobre a atmosfera dessa experiência. 

Ciclismo virtual“Estamos conseguindo trazer pessoas importantes e relevantes, como o CEO Global da Rouvy, por exemplo, no programa sobre o Ciclismo Virtual, em que os gregarios Nicolas Sessler e Vivi Favery fizeram a transmissão ao vivo em inglês do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Virtual,” explica Alvaro.

Vinho: Numa ação comercial com a Adega Santa Cruz, o podcast Gregario Cycling levou aos ouvintes um papo sobre a extrema proximidade dessa bebida milenar com o mundo duas rodas, que tem um bike tour quase como uma desculpa para conhecer as vinícolas e degustar bons rótulos.

Qual é a visão única da Gregario Cycling Media?

“Ocupar o espaço que se perdeu com o fim da mídia impressa da bicicleta, trazendo para o podcast fazendo uma revista em áudio, com experiências audiovisuais de fotos e textos, complementada com as mídias sociais e adicionando também os produtos e experiências complementares nesta visão do ciclista,” conclui Ana Elisa Pacheco, Diretora de Experiências da Gregario Cycling Media.

Nossos canais

GREGARIO PODCAST – Um podcast inovador sobre ciclismo nacional e internacional. Novo programa a cada sexta-feira.
GREGARIO RADIO – As principais notícias do ciclismo mundial em um podcast semanal apresentado pelo jornalista Leandro Bittar e pelo ciclista profissional Nicolas Sessler, toda segunda-feira. 
MTB PASS – Histórias, informações e dicas de quem vive o esporte intensamente contadas para todo mundo que ama pedalar, contada a cada 15 dias pelas palavras de Viviane Favery.
Nossa equipe

Na ‘Gregario’ são 11 pessoas, um só pelotão, onde cada um tem uma contribuição fenomenal, com destaque para as imagens do Hudson Malta que traduz os programas em artes, uma equipe em sintonia brilhante. Conheça os âncoras dos programas:

ALVARO PACHECO (@alvaro_pacheco_x) – Idealizador do podcast. Empresário bem-sucedido, apaixonado por ciclismo, vivenciou grandes experiências em viagens épicas sobre duas rodas. Tem um histórico jornalístico desde os anos 90 com um dos primeiros blogs que falavam sobre bicicleta. Também é um obcecado por novidades em equipamentos e tudo que se relaciona à magrela.

HUDSON MALTA (@hudsonmalta_visual_arts) – Desenhista, fotógrafo, desenvolvedor, veterano digital e músico diletante, Hudson Malta vive mergulhado no universo digital e da comunicação pelas artes desde a infância, graças a influências fortes de família. Amante do outdoor, está no mundo da bike há mais de 30 anos, o que provocou misturas das mais diversas ao seu caminho profissional.

LEANDRO BITTAR (@ltbittar) – Jornalista há mais de 15 anos, foi editor da Revista VO2, comentarista convidado na ESPN e na Bandsports. Seu mais recente projeto foi o Classicômano, um canal que trazia todas as informações e entrevistas fresquinhas das etapas do Giro, Tour e Vuelta.

NICOLAS SESSLER (@nicosessler) – Ciclista Profissional de Estrada ProTour com formação no MTB. Bicampeão Nacional, medalhista em Copas do Mundo de MTB, além de diversos títulos e conquistas na Estrada e no MTB. Comentarista convidado na ESPN e Band Sports Brasil. Reside na Europa desde 2013. É um verdadeiro apaixonado por compartilhar e transmitir suas experiências!

VIVIANE FAVERY (@vivianefavery)– Depois de conquistar títulos e abrir caminhos pro crescimento do MTB no Brasil, a publicitária paulistana Viviane Favery Costa une suas duas paixões (o esporte e a comunicação) como comentarista da Redbull TV e apresentadora do Podcast MTBPASS com a equipe Gregario.

Onde encontrar:

Sobre Gregario Cycling Media
Gregario Cycling é um podcast de Ciclismo com um jeito que você nunca viu, ouviu. Puxando esse pelotão três gregários: Alvaro Pacheco, Leandro Bittar e Nicolas Sessler.

https://instabio.cc/gregariocycling 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s