Conheça o catarinense destaque na edição de retomada da Volta Ciclística de Santa Catarina
Natural de Rio do Sul, Gabriel Metzger, da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax (centro), conquista prêmio de melhor atleta do estado no retorno do tradicional evento do ciclismo brasileiro e sul-americano – Fotos: Lucas Hahn/Volta Ciclística SC
Florianópolis, 21 de outubro de 2025 – Além de marcar o retorno de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano, a 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina, realizada na última semana, também serviu de impulso aos ciclistas brasileiros, que puderam participar de uma competição de alto nível, com chancela da UCI America Tour. A competição teve a Colômbia como destaque, com Diego Camargo como campeão, da Team Medellin EPM, também vencedora por equipes. No entanto, um catarinense também brilhou. Natural de Rio do Sul, Gabriel Metzger foi o melhor ciclista do estado.

O atleta da equipe ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, também de Rio do Sul, conquistou a primeira colocação da classificação entre os ciclistas catarinenses. Por isso, Gabriel levou para casa a camiseta customizada da Free Force vermelha e verde. Mais do que isso, seu desempenho foi marcado pela boa participação nos cinco dias de competição, pedalando próximo dos atletas que estiveram na ponta e, também, tomando a frente em algumas ocasiões. Na etapa 2, com largada em Lages e chegada em Urubici, teve seu melhor resultado com o segundo lugar, chegando junto da linha de chegada com colombiano Victor Ocampo, vencedor na classificação por montanhas da Volta Ciclística de Santa Catarina 2025. Resultado fundamental para Metzger alcançar a conquista de melhor catarinense no evento realizado no seu estado.

“Meu sentimento é de alegria por alcançar isso. Ainda mais por poder competir em casa, na região em que eu treino. Não teve etapa em Rio do Sul, mas já conhecia um pouco dos percursos das cinco etapas por causa dos meus treinos. Estou muito feliz com o que alcancei e com o grande público em cada etapa, que também me deixou ainda mais animado. Já participei de algumas voltas, como no Uruguai, em Goiás e no Tour do Rio. Mas competir em casa, e com uma grande estrutura, foi muito bom. O evento todo foi impecável”, afirma o ciclista de 24 anos.
Gabriel Metzger começou no ciclismo em sua cidade-natal. Era adolescente quando um organizador de pedais e passeios na região de Rio do Sul deu o incentivo que precisava. Ele tomou gosto pela modalidade, comprou a primeira bicicleta e passou a participar de competições regionais. Há sete anos, o ciclismo começou a ficar sério em sua vida.

“Entre 2017 e 2018, competi os Joguinhos Abertos, que é como uma olimpíada aos jovens atletas de Santa Catarina. Na minha primeira participação, tive um bom resultado na prova de contrarrelógio. Ali, vi que eu tinha potencial, mas que tinha de trabalhar duro para que os frutos fossem colhidos”, recorda-se.
Na época, a Volta Ciclística de Santa Catarina vivia o hiato que durou nove anos. Por isso, Gabriel apenas ouvia falar da tradicional competição da história do ciclismo brasileiro e sul-americano. Neste 2025, o catarinense pôde colher seus primeiros frutos em casa com a retomada do evento em solo local. Foram cinco dias de disputa, que começou na última quarta-feira (8), em Nova Veneza, no sul do estado, passou pela Serra Catarinense, em cidades como Lages, Urubici e Urupema, foi do litoral, em Balneário Camboriú, até o coração do turismo religioso catarinense, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, e terminou com uma grande festa da modalidade, em Florianópolis, no último domingo (12). O evento envolveu o estado e recolocou Santa Catarina em destaque no ciclismo.
“Para Santa Catarina, esta 26ª edição foi fundamental pela questão cultural da modalidade. O estado é celeiro de ciclistas e a Volta é muito importante também para a formação de atletas e para o desenvolvimento do nosso esporte. O ciclismo no Brasil esteve um pouco apagado nesses últimos dez anos. Mas, agora, a gente vê um bom público, pessoas acompanhando as provas e torcendo. A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 teve transmissão ao vivo de todas as etapas, e isso é muito importante para valorizar os atletas e marcas que apostam no ciclismo. Eu só tenho que parabenizar a organização, a Fesporte, que é uma grande incentivadora, a Federação Catarinense de Ciclismo, a Confederação Brasileira de Ciclismo e a Corre Brasil, que, juntos, fizeram um evento com uma grande estrutura. Estou muito feliz de ter participado e, ainda, sair a camisa de melhor catarinense”, afirma Gabriel.

Sobre a Volta Ciclística de Santa Catarina
Com a edição deste ano, a Volta Ciclística de Santa Catarina retomou seu brilho no calendário nacional e internacional. A 26ª edição do evento ratificou o status de uma das provas mais importantes do ciclismo brasileiro e sul-americano. Santa Catarina foi o centro das atenções do ciclismo mundial ao reunir 21 equipes de sete países. A competição teve cinco etapas, totalizando 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada. Com chancela da UCI America Tour, na categoria 2.2 internacional, o evento somou pontos para o ranking das Américas e confirmou o retorno do estado ao circuito global do ciclismo de estrada.
A edição 2025 contou com equipes de ponta da América do Sul e da Europa. Da Bolívia, participou o Pio Rico Cycling Team; do Chile, o Plus Performance Zeo Sport; da Colômbia, o prestigiado Team Medellín EPM; da França, o Eurocyclingtrips – CCN; do Paraguai, a Selección Nacional de Paraguay; e do Uruguai, o tradicional Club Náutico Boca de Cufré. O Brasil foi representado por equipes de todas as regiões, com Avaí F.C. – FME Florianópolis – APGF, Associação Pedala Itapema, Indaiatuba Cycling Team, Pindamonhangaba Cycling Team, Taubaté Cycling Team/Tarumã/Araújo Simão, Soul Extreme Racing, Swift Pro Cycling, ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, AGI Cycling Team, São José Ciclismo, Secel Jaraguá do Sul, além das seleções Catarinense, Gaúcha e Paranaense.
O público acompanhou toda a emoção da competição ao vivo, com transmissões diárias e bastidores disponíveis em múltiplas plataformas. As provas tiveram cobertura em tempo real pelos canais oficiais: pelo site www.voltasc.com.br, pelo Instagram @voltaciclisticasce pelo canal do YouTube youtube.com/@VoltaCiclisticaSC, que transmitiu todas as etapas, com conteúdo especializado.
A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina foi uma realização da AACESC, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com o apoio da Fesporte e do Governo do Estado de Santa Catarina, e integração direta com o calendário da UCI America Tour. Mais do que o retorno de uma competição histórica, o evento representou o reencontro de Santa Catarina com sua vocação para o esporte, o turismo e a hospitalidade.
A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 foi uma realização da AACESC, Grupo Corre Brasil, Fesporte, Governo de Santa Catarina, UCI America Tour, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo. O evento contou com o patrocínio da Soul Cycles, RVB, Disauto, Garmin, AUNNA, Free Force, Shimano, Nathor Bicicletas, Powerade, Água Crystal, Monster Energy, Shokz, Mormaii, Santuá Cycling e VZAN.
Classificação final da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina
Classificação geral
1. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 15:52:52
2. Walter Vargas (Team Medellin EPM), +1:16
3. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), +7:36
Classificação por pontos (velocistas)
1. Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport), 21 pts
2. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 15 pts
3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips – CCN), 13 pts
Classificação de montanha
1. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 25 pts
2. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 24 pts
3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips – CCN), 23 pts
Classificação por equipes
1. Team Medellin EPM, 47:47:20
2. São José Ciclismo, 48:22:47
3. Swift Pro Cycling, 48:33:19
Classificação sub-23
1. Vinícius Santos (São José Ciclismo), 16:04:01
2. Werik Kauã (Seleção Paranaense), 16:06:01
3. Gabriel Sousa (Swift Pro Cycling), 16:13:31
Classificação catarinense
1. Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax), 16:05:40
2. Fernando Nunes (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:10:15
3. Ricardo Pscheidt (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:18:40
Informações para imprensa
SixComm Comunicação – Danilo Caboclo
danilo@gruposix.com.br – 48 9.9177-8099

Últimos posts
Volta SC 2025 destaca turismo e experiências únicas pelo estado
Volta SC: Cainã Oliveira (BRA) vence etapa 4
Volta SC: colombiano Diego Camargo é campeão
Volta SC: conheça Gabriel Metzger
Volta SC: Victor Ocampo (COL) vence a etapa 2
Atendimento ao Cliente
Estamos prontos para te atender, seja para uma assessoria, suporte e até prdutos de alta qualidade.
Envio rápido e confiável
Frete grátis para pedidos de R$ 700,00 ou mais
(dentro do Brasil)
Devoluções e trocas
Oferecemos devoluções e trocas no prazo de 7 dias após a compra.
Pagamento seguro
Suas informações de pagamento são processadas de forma segura e criptografadas pelo Mercado Pago.


